Siga nos: :

yaras superam colômbia e ficam com Bronze

Foto: Divulgação CBRu

Demorou quatro anos mas as Yaras conseguiram sua vingança batendo a Colômbia por 45 a 0 e conquistando o Bronze da edição de 2023 dos jogos Panamericanos de Santiago e reafirmando seu domínio na América do Sul. Em 2019 em uma das maiores surpresas da história do rugby feminino sul-americano as Yaras perderam o terceiro lugar para mesma Colômbia. Na final os EUA grandes favoritos dado seu desempenho na Série Mundial sairam com o ouro, despois de uma partida muito dura diante das canadenses, vencida por 19 a 12. 

O campeonato começou na sexta com as Yaras medindo forças com México, Chile e Canadá. Sem surpresas Brasil e Canadá dominaram o grupo vencendo facilmente seus dois primeiros jogos e decidindo o primeiro lugar na partida final.  No jogo decisivo as Yaras fizeram um excelente primeiro tempo, vencendo por 21 a 12, porém na segunda etapa as canadenses fizeram valer a experiencia e o preparo físico, anotando três tries para encerrar o jogo em 29 a 21.   

A derrota para o Canadá na sexta deixou o Brasil com a difícil missão de enfrentar o EUA na semifinal sábado. As americanas, que ficaram em terceiro lugar na Série Mundial, eram o bicho papão da competição e fizeram valer seu favoritismo diante do Brasil vencendo facilmente por 36 a 0.

Com a derrota o Brasil enfrentaria a Colômbia, que pouco pode fazer diante do Canadá, na disputa do terceiro lugar. A superioridade das Yaras era clara e todos os números apontavam para uma partida tranquila, porém a derrota por 29 a 24 na prorrogação do Bronze dos jogos em 2019 dava um sabor especial para a partida. No final as Yaras impuseram sua superioridade vencendo por 45 x 0 conquistando o bronze.