Siga nos: :

A final da copa do mundo está chegando e vai ser uma para a história colocando frente a frente as duas maiores potências do rugby mundial Nova Zelandia e África do Sul decidem o título e também quem será o único tetracampeão da competição, conquistando também o título de nação mais vitoriosa do rugby. Um duelo de muita história entre os dois países que sempre dominaram o rugby mundial. A partida de domingo será a de número 106 entre as duas equipes, com o All Blacks ostentando 62 vitórias contra 39 dos Springboks e 4 empates, incluídos aí algumas das partidas mais importantes da história do rugby.

O primeiro confronto

África do Sul e Nova Zelândia se enfrentariam pela primeira vez apenas em 1921 no tour dos Springboks pelo pacífico. O tour começaria com cinco vitórias dos visitantes na Austrália, não enfrentando uma seleção australiana, mas apenas os selecionados provinciais de Victoria e de Nova Gales do Sul. Na Nova Zelândia seriam 19 jogos incluindo três contra a seleção nacional, o primeiro deles disputado em Dunedin no extremo sul do país no dia 13 de agosto terminaria com a vitória de 13 a 5 para os donos da casa. Os Springboks dariam o troco vencendo a segunda partida, disputado dia 26 de agosto em Auckland por 9 a 5, encerrando o tour com um empate em Wellington no dia 17 de agosto em 0 a 0.

Autor desconhecido

O jogo mais famoso

A partida mais famosa entre as duas equipes foi outra final de copa do mundo, a lendária final da copa de 1995, apresentada para uma audiência mais ampla através do filme Invictus, vencida pela África do Sul. A Copa do Mundo de 1995 disputada na África do Sul foi o primeiro grande evento esportivo sediado pelo país depois do fim do regime racista do Apartheid, foi a primeira copa do mundo disputada pelos Springboks, que devido ao banimento não participaram de 1987 e 1991, além de ser a ultima da era amadora. A disputa profissionalismo e amadorismo vinha a anos com muitos entendendo que era apenas uma questão de tempo para o profissionalismo assumir. O sucesso gigantesco do evento, utilizado pelo governo sul-africano para unir o país e divulgar a nova África do Sul no exterior seria a última gota, com África do Sul, Nova Zelândia e Australia anunciando logo após o fim do evento a criação da primeira competição profissional de rugby.

Em campo a competição foi dominada pelas duas equipes, que chegaram invictas na final. A Nova Zelândia entrou como grande favorita, ostentando um dos melhores times de todos os  tempos, tendo como grande estrela o lendário ponta Jonah Lomu, considerado por muitos o melhor jogador de todos os tempos. A África do Sul por outro lado vinha muito criticada colecionando uma série de resultados ruins nos jogos de preparação. Na final um duelo muito tenso, com dois times mais preocupados em marcar do que criar terminou sem tries, com os donos da casa vencendo por 15 a 12 com abertura sul-africano Joel Stransky anotando três penais e dois drop-goals para o título.

Ross Setford Crédito: AP

Partida mais polêmica

O tour dos Springboks de 1981 para a Nova Zelândia entrou para a história por todas as razões erradas. Na época a África do Sul, sob o regime racista do apartheid estava banida da maioria das competições internacionais, apesar disso no caso do rugby os Springboks continuavam a jogar normalmente, apesar de muitos protestos. No caso de 1981 apesar da pressão interna e do próprio primeiro ministro da Nova Zelândia se opondo ao tour os Springboks chegaram no final de julho para em um período de 56 dias jogar 17 partidas incluindo três jogos contra os All Blacks.

O tour dos Springboks e a condições políticas internas da Nova Zelândia culminaram com uma das maiores ondas de protestos da história do país com 150 000 pessoas indos as ruas em mais de 200 protestos em 28 cidades com 1 500 pessoas sendo presas. A vinda dos sul-africanos dividiu o país com parte protestando e tentando impedir a realização dos jogos e outra apoiando a equipe e lotando os estádios para as partidas.

Protestos acompanhavam o time sul-africano com dois jogos do tour sendo cancelados por ameaça de bomba e protestos em campo. No final os All Blacks saíram vitoriosos, vencendo a série por 2 a1, incluindo o jogo final em Auckland, onde um avião sobrevoou o estádio derrubando bombas de efeito moral e sinalizadores no campo.

 O tour afetaria seriamente a popularidade do rugby na Nova Zelândia, que sofreu nos anos seguintes com a perda de audiência, patrocinadores e atletas. Apenas recuperando se recuperando com a copa de mundo de 1987.

Estatisticas

Maior vitória

All Blacks 57 x 00 Springboks (17 de setembro de 2007)

Springboks 35 x 07 All Blacks (25 de agosto de 2023)

Pontuadores

All Blacks – Dan Carter – 221 pontos 

Springboks – Handré Pollard – 109 pontos

Tries

All Blacks – Christian Cullen – 10

Springboks – Joe Rokocoko – 9

Série Invicta

Al Blacks – 8 jogos (21 Jul 2001 – 14 Aug 2004)

Springboks – 6 jogos (4 Sept 1937 – 14 Jul 1956)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *