Siga nos: :

Brasil perde sula M20 para Paraguai

Seleção se prepara para o Sula-M-20. Imagem CBRU

Dolorosa, mas não completamente inesperada, a derrota por 27 a 11 para o Paraguai deixa o Brasil com o vice campeonato do Sul-americano M20 pelo segundo ano seguido, lembrando que são apenas três equipes disputando a competição, com a Colômbia perdendo os dois jogos. Os Curumins pouco puderam fazer diante da equipe paraguaia que dominou a zona de contato e não deu espaço para os brasileiros jogarem. Apesar da evolução do rugby brasileiro o juvenil continua a ser deixado de lado, um cenário preocupante para o futuro da modalidade.

A maior parte dos poucos recursos do rugby brasileiro estão investidos nas seleções adultas, nesse ambiente o juvenil fica frequentemente deixado de lado o que fica claro nos resultados diante do Paraguai, que apesar de não ser mais um adversário da seleção adulta reina absoluto nos confrontos juvenis e com os recursos da SLAR aos poucos mudando a estrutura do nosso vizinho deixa a pergunta de quanto tempo para essa superioridade se refletir no adulto.

O descaso começa no transporte com nossos juvenis tendo de cobrir os 1300km que separam São Paulo de Assunção de ônibus, uma jornada de quase 24 horas. Outras questões ainda se colocam, enquanto a CBRu gasta fortunas para atrair brasileiros que atuam no exterior não pode dar aos juvenis, muitos deles em situação vulnerável, o mínimo de auxilio como vale transporte, vale alimentação, ou alguma ajuda de custo para incentivar a sua permanência na modalidade. Enquanto essa estratégia permanecer o país continuará a ser derrotado pelo Paraguai, um país que apesar da tradição não se compara ao Brasil em termos de recursos e material humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *